terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Amor.

Dizem que até Deus tem um inferno: seu Amor pelos homens.
Amor. Afinal, o que é o Amor?
Os especialistas o classificam em três. Eros, Philos e Ágape. Três palavras gregas.
Eros. Aquele sentimento entre duas pessoas. Existem dois tipos de Eros; o Eros Bom e o Eros Mau. O primeiro é quando as duas pessoas constroem algo junto, suas vidas juntas. O segundo é quando ambos se sentem roubados em sua maneira própria de amar. Sendo bom ou mau, Eros nunca é igual em cada pessoa, ele é sempre diferente. E ninguém, não, absolutamente ninguém, pode ficar sem ele. Todos tem a necessidade premente de senti-lo, mesmo que ele nos faça sentir distantes do mundo e trancados na nossa profunda solidão.
Já Philos é o Amor em forma de Amizade. É aquilo que eu sinto por você e pelos outros, é aquilo que você sente por mim e pelos outros. Ou é quando a chama de Eros não mais brilha, e Philos passa a manter os casais juntos.
Ágape está em Eros e em Philos, mas isso é apenas uma frase; Ágape não pode ser falado, pois precisa ser sentido. É o Amor que Devora. O Amor que fez Deus entregar seu único filho, Jesus, para salvar os homens.
Todos nós corremos em busca de Eros, pois precisamos dele pra viver, e quando Eros quer se transformar em Philos, achamos que o Amor é inútil. Sem perceber que é Philos que nos leva até a maior forma do amor, Ágape.
Esse amor maior é o amor total, o amor que devora quem o experimenta. Quem conheceu e o experimentou uma vez, vê que nada mais no universo vale a pena, apenas Amar. Várias pessoas foram tomadas por esse amor eloqüente. Elas tinham tanto para dar – e o mundo pedia tão pouco - que foram obrigadas a buscar os desertos e os lugares isolados, porque o Amor era tão grande que as transfigurava. Viraram os santos ermitões que hoje nós conhecemos.
Aliás, nem sei porque eu escrevo isso. Porque eu acredito piamente que quem começa a entender o Amor, ou a explicá-lo, a qualificá-lo, até a quantificá-lo, já não mais ama.

3 comentários:

Nana Lopes - @Nanamada disse...

Não precisa pensar em coisas mirabolantes para postar .Deixe fluir como na apresentação do blog.
Sei que fara coisas bacanas.Bjkas

Nana Lopes - @Nanamada disse...

Beleza!
Fico aguardando as cenas dos proximos capitulos,rs.Bjkas

Nana Lopes - @Nanamada disse...

"Por ser exato o amor não cabe em si.Por ser encantado o amor revela-se.Por ser amor invade e fim"
È minha definição preferida de amor.